Cultura

 

Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual a cultura é “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. É aquela coisa que ninguém pode tomar de você, já dizia todo mundo. Algo que enobrece, opulenta e engrandece. Aquele tipo de coisa que embasa a conversa. A gente até pode não gostar, estranhar, ou simplesmente não entender, contudo, devemos estar desguarnecido e preparado ao conhecimento que uma nova cultura nos traz. Não é preciso ostentar qualquer tipo de riqueza para se conhecer um pouco mais do outro. É preciso sim, muito tato, curiosidade e atenção.

Sabe aquela coisa de entrar em cena? De fazer parte do momento e não só observa-la, deixando passar? Escrever bilhete, carta brega de amor, fazer playlist, entreter a vida do outro? Pois é, a gente só tem capacidade pra isso quando formamos nossa bagagem. Quando trazemos conosco informação útil, selecionada e que soma com tudo aquilo que a gente já aprendeu. E não pense que é perca de tempo vasculhar o mundo atrás do novo. Não vejo sentido em caminhar só por estradas habituais, enveredando caminhos que os olhos sempre costumam ver. É fundamental não vislumbrar de inicio a paisagem ao redor. Essa sensação de cegueira, que é o novo. Essa cegueira repentina e que desaparece com o tempo. Diante daquilo que jamais vimos antes, nossa visão escurece, com o tamanho desconhecimento, pra logo após aceitar, absorver e declarar ordinário aquilo que está diante de nós.

É imprescindível semear e lavrar essa sede por descobrir, por invadir o novo, por buscar sentido nas coisas e traze-las da melhor maneira possível pra vida. É necessário somar. Mais pessoas, mais lucidez, sorrisos, bons momentos, experiências boas, e até decepções. Mais aprendizados, credos, palavras e gestos. Mais carinho, mais livros, mais conhecimento. Li certa vez: “Se faz sentir, faz sentido”. Cultura é isso ai.

E chega um momento em que é preciso aculturar a cabeça e o coração.

 

(Pablo Cavalcante) #PCC